No sábado, dia 30/03, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube encerram a Mostra Tati por Inteiro – projeto do Departamento Nacional do Sesc em parceira com a Embaixada da França e a Cultures France – exibindo TEMPO DE DIVERSÃO (1967).
Um grupo de turistas norte-americanas chega a Paris, nos anos 1960. Ali está também o hilário sr. Hulot. Seu jeito inocente de observar as coisas acaba criando deliciosas confusões com as turistas que visitam a capital francesa. O filme é uma feroz crítica à arquitetura e aos costumes da pós-modernidade, porém feita com muito humor. Esta é a mais cara produção de Jacques Tati, que, praticamente, construiu uma cidade, com restaurantes, farmácia, prédios comerciais e até aeroporto.
Em TEMPO DE DIVERSÃO, os personagens circulam livremente pela cidade, porém os movimentos continuam tão robóticos e repetitivos que é difícil diferenciar as freiras das turistas – tão apressadas pela “velocidade do mundo” que não conseguem sequer tirar fotografias. As americanas andam em fila indiana, de lá para cá, como gado a caminho do abate; e os cenários adotam uma perspectiva de semelhança absoluta: aeroporto idêntico a um hospital, feira de amostras que se parece com escritórios de empresa, apartamentos que lembram vitrines de lojas, engarrafamento que remete ao carrossel do parque de diversões.
Para o crítico Paulo Ricardo de Almeida, “os ambientes impessoais são postos em xeque pelo olhar inocente de Hulot, que recupera o afeto perdido, através da descoberta da diferença, capaz de explodir com a similaridade existente tanto nos lugares, quanto nos personagens. Em TEMPO DE DIVERSÃO, o sr. Hulot quebra as imagens especulares que a tudo igualam, para criar novas possibilidades de vida nas quais as relações com os homens, com os objetos e com os espaços são encaradas sob perspectivas que duvidem e mesmo reneguem os pressupostos sociais aceitos como verdadeiros”.
Classificação indicativa: 10 anos.
O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.
PRÓXIMAS ATRAÇÕES – MOSTRA CARLOS SAURA: MÚSICA E CINEMA
13/04 – “Fados” (2007)
27/04 – “Tango” (1998)
11/05 – “Amor Bruxo” (1986)
25/05 – “Carmen” (1983)
08/06 – “Bodas de Sangue” (1981)
Kommentare