No sábado, dia 21/09, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube exibem OURO NEGRO (2009), dirigido por Isa Albuquerque. No início do século XX, com a descoberta de petróleo em território nacional, inicia-se a trama envolvendo os interesses das empresas estrangeiras e os jovens pesquisadores brasileiros. João Martins e Pedro Gosch se unem para pesquisar a bacia sedimentar de Alagoas e Sergipe. Romance, intrigas e aventuras marcam a história que aborda as origens da indústria petrolífera no país.
Maranhense, Isa Albuquerque é formada em Jornalismo e trabalhou na TVE, do Maranhão, de 1987 a 1991. Como documentarista, dirigiu “O Crepúsculo do Verde”, “Os Devotos e o Tambor” e “A Quarta Dimensão de Clarice Lispector”; estreou na ficção com o longa “Histórias do Olhar” – produção dividida em quatro episódios (inveja, rancor, medo e amor) e estrelada por Eliane Giardini, Cissa Guimarães, Walmor Chagas e Jonas Bloch.
Para Albuquerque, OURO NEGRO “é um filme importante para o país como instrumento de informação e de revelação da história recente”. A reconstituição de época valoriza o orçamento da produção, que adota um ar “mais leve” ao abordar o tema destacando o humor, o romance e as belas paisagens de Alagoas. Com um elenco de jovens atores (alguns bem conhecidos pela participação em novelas e seriados), o filme trabalha uma narrativa que busca o envolvimento e o interesse do público.
O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.
PRÓXIMAS ATRAÇÕES – MOSTRA PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL
28/09 – “Dois Irmãos” (Argentina, 2009), dir: Daniel Burman.
Comments