No sábado, dia 19/10, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube exibem O REI SIRI (2008), dirigido por Somaratne Dissanayake. Produção do Sri Lanka (república asiática localizada no Oceano Índico, numa ilha próxima do extremo sul da Índia), o filme conta a história de Sirimal, uma criança de 11 anos, com uma família muito pobre e que mora num povoado longínquo. Ele consegue uma das mais altas notas da classe e ganha uma bolsa para um colégio exclusivo da cidade. Ali deve se acostumar com os coleguinhas de famílias ricas e da alta sociedade, e enfrenta muitos desafios sociais e financeiros. É selecionado então para interpretar o papel de um rei numa peça do colégio, e seu maior desafio será encontrar o dinheiro para confeccionar a fantasia.
A classificação etária do filme é de 11 anos.
Roteirista e produtor, Somaratne Dissanayake foi um dedicado estudante de ciências biológicas na escola e graduou-se como médico radiologista, na Universidade de Londres. Emigrou para a Austrália, em 1978, e fez pós-graduação em Belas Artes. Daí retornou ao Sri Lanka, iniciando uma premiada carreira como cineasta, que consegue unir a aprovação da crítica com o sucesso de bilheteria. É o presidente da Film Makers Guild of Sri Lanka (FMG) – entidade de classe que reúne os produtores e diretores do seu país.
A Nueva Mirada é uma associação civil sem fins lucrativos, especializada em cultura, indústria cultural e comunicação, declarada de interesse cultural e educativo nacional pelo governo da Argentina. A programação é uma parceria da entidade com o Departamento Nacional do Sesc.
O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.
PRÓXIMAS ATRAÇÕES – MOSTRA NUEVA MIRADA – PARTE 1***
26/10 – Toni, o Garimpeiro (2007), dir: Norbert Lechner (89min)
*** Programação especial direcionado ao público infanto-juvenil.
Comments