Fernando Rodrigues
No sábado (dia 28/02), o Cinema Comentado Cineclube exibe NO ESPAÇO NÃO EXISTEM SENTIMENTOS, comédia sueca de 2010 dirigida por Andreas Öhman. O filme nos conta a história de Simon (Bill Skarsgard), um jovem com Síndrome de Asperger que, após ser responsabilizado pelo término do namoro do irmão, decide encontrar uma nova “namorada perfeita” para ele. O que poderia ser uma tarefa corriqueira acaba se transformando em uma série de situações que transitam entre o cômico e o inusitado. Por causa da síndrome, Simon, em seu mundo particular, leva uma vida de horários rígidos, organização extrema, obsessão com o espaço sideral e ciclos perfeitos, ocupando-se de um emprego esquisito em que vive rodeado de colegas nada convencionais.
Nas últimas décadas, cineastas como Lukas Moodysson (“Amigas de Colégio”; “Bem-vindos”) e Andreas Öhman (com este “No Espaço Não Existem Sentimentos”) vêm se esforçando com a tarefa de “quebrar o gelo” e mostrar para o mundo que nem só de filmes intimistas e profundamente existenciais (vide Ingmar Bergman) vive o cinema sueco.
Candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010, NO ESPAÇO NÃO EXISTEM SENTIMENTOS é comparado, pelo público, ao cultuado “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001), por conta da fotografia, com cores extremamente vivas, e da trilha sonora – que contribuem com a criação de um clima de fantasia e encanto.
Na opinião do blog Diário de um Cinéfilo: “Um primor de direção e interpretação. Uma pena que filmes assim não encontrem espaço no circuito; […] É cinemão, mas feito com muita inteligência, carinho, paixão pelos personagens e, sobretudo, com atores excelentes que dão vida a tipos tão carismáticos. Trilha sonora irresistível”. Classificação etária do programa: 14 Anos.
A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire (av. Dr. João Luiz de Almeida, no prédio da Prefeitura), a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte. Outras informações em: www.facebook.com/cinemacomentadomontesclaros
Commentaires