Vanessa Araújo
No próximo sábado (24/01), o Cinema Comentado Cineclube continua com as sessões de filmes baseados na obra do escritor americano Stephen King. NA HORA DA ZONA MORTA (1983), dirigido por David Cronenberg, é um drama que envolve poderes paranormais, política e o fim do mundo. Na trama, Johnny Smith é um professor que está prestes a se casar, quando sofre um acidente de carro que o deixa em coma por cinco anos. Quando acorda, além de se sentir completamente alheio a todas as mudanças na sociedade americana, como a renúncia do 37º presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, ele descobre que adquiriu um estranho poder. Ao tocar pessoas ou objetos, Smith consegue ver o futuro, assim como ter vislumbres do passado, o que o leva a ser frequentemente assediado pela mídia e por pessoas desesperadas em busca de respostas sobre o destino.
Diretor de filmes como “Videodrome – A Síndrome do Vídeo” (1983), com uma grande crítica à influência da televisão sobre as pessoas, e “A Mosca” (1986), Cronenberg conseguiu extrair os principais pontos da obra de King, e obteve uma das melhores adaptações das obras do autor. NA HORA DA ZONA MORTA envolve um pouco de romance policial, mistério, coragem e karma, com um roteiro bem amarrado e boas atuações, que deixam quem assiste preso às telas e curioso para saber se, afinal, Johnny está ou não certo sobre sua influência no destino da humanidade.
Para o crítico Marcos Brolia, do blog 101 Horror Movies, “mais uma vez o texto de King, vagamente baseado na vida do famoso psíquico holandês Peter Hukos, aproveita o que ele sabe fazer de melhor: pegar um sujeito ordinário como eu e você e coloca-lo em uma situação fantástica, metendo em um simples professor de inglês o fardo da premonição e ter de lidar com a perda, a culpa, e claro, a maldade humana. E Cronenberg consegue captar toda a angústia dessa maldição, sempre extraindo o que há de melhor no fantástico Christopher Walken e entregando um suspense redondo, que consegue prender o espectador e o mais importante, aproximá-lo do tormento do personagem”. Classificação etária do programa: 16 anos.
As sessões do Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, na sala Geraldo Freire, no prédio da Prefeitura. A entrada é grátis e todos os interessados podem comparecer e participar das exibições. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados. Novidades e mais informações do cineclube estão disponíveis no Facebook: https://www.facebook.com/cinemacomentadomontesclaros.
PRÓXIMAS ATRAÇÕES 31/01 – Conta Comigo (1986), dir: Rob Reiner.
Commenti