Amigos,
Encerramos, em março, a Mostra Tati por Inteiro com as exibições dos longas e curtas de um verdadeiro mestre da comédia cinematográfica. A crítica irônica, a cenografia requintada e o uso preciso do som (e do silêncio) marcam a obra do cineasta francês.
Agora, em abril, iniciamos a apresentação dos “filmes musicais” de Carlos Saura. Consagrado pelas produções políticas sobre a ditadura de Franco, Saura iniciou, nos anos 1980, uma abordagem original sobre música e dança construindo uma “pentalogia” sobre os ritmos latinos.
A programação da Mostra Carlos Saura – Música e Cinema será:
13/04 – “Fados” (2007) – Uma apresentação do gênero musical mais emblemático da alma portuguesa, o fado, através de canções e imagens da cidade de Lisboa.
27/04 – “Tango” (1998) – Mario Suarez , autor e diretor teatral, apesar da fama, está em crise. Abandonado pela mulher, refugia-se nos ensaios de um espetáculo sobre o tango. Angelo Larroca , o mafioso produtor e também bailarino frustrado, sugere a Mario que dê o papel principal sua protegida. Impressionado com o real talento e beleza da jovem, ele se torna seu amante.
11/05 – “Amor Bruxo” (1986) – Em uma vila cigana, os pais de Candela e José prometo seus filhos um para o outro. Eles se casam apaixonados e, durante a festa de comemoração, José morre apunhalado numa briga. O jovem Carmelo é acusado da morte e preso. A viúva passa a se martirizar e todas as noites vai ao local do crime em busca de visões do marido. Quando Carmelo sai da prisão, ele declara seu amor por Candela.
25/05 – “Carmen” (1983) – Um grupo de dançarinos de flamenco estão ensaiando uma versão muito espanhola do drama do Prosper Mérimée. A história acontece tendo como pano de fundo a Espanha dos anos 1980, cheia de emoções e conflitos sociais. A jovem dançarina Carmen disputa o papel principal do espetáculo, mas durante os ensaios, o coreógrafo se apaixona por ela e começa a agir de forma obcecada.
08/06 – “Bodas de Sangue” (1981) – Utilizando como pano de fundo o flamenco, o filme mostra um casal apaixonado impedido de ficar junto, pois ela está de casamento marcado com outro homem.
Por questões operacionais, retornamos às sessões quinzenais e aguardamos vocês para aproveitarmos a magia da sétima arte.
Comments