Fernando Rodrigues
No sábado (19/09), às 19h, o Cinema Comentado Cineclube apresenta BODA BRANCA (Noche Blanche, 1989), drama francês escrito e dirigido pelo cineasta Jean-Claude Brisseau.
Quando François (Bruno Cremer), professor de filosofia, decide ajudar a aluna Mathilde (Vanessa Paradis) em seus estudos, ele não imaginava que a partir daquele momento a sua vida passaria por uma grande transformação. François tem quase 50 anos, é casado e leva uma vida tranquila. Mathilde tem 17 anos e representa um problema para a escola, já que leva uma vida conturbada e sem compromisso com os estudos – apesar de sua inteligência acima da média.
Sensibilizado com a situação de Mathilde, François enxerga na aluna um potencial, algo realçado pela visão lúcida e filosófica que a garota demonstra ter em relação ao mundo. O professor passa a auxiliar a estudante em outras disciplinas, tentando evitar que Mathilde se afunde em notas baixas. Entretanto, no decorrer das conversas e dos estudos – com referências a Bergson, Freud e Nietzsche -, acabam se apaixonando, dando início a um tortuoso caminho a ser percorrido por François, que vê em risco seu casamento, sua carreira e sua moral.
Intenso, sensual e melancólico, BODA BRANCA deu a Vanessa Paradis o César (considerado o Oscar francês) de melhor atriz estreante/promissora, e ainda o prêmio Romy Schneider pela sua interpretação como a jovem Mathilde. Só na França o filme foi visto por 2 milhões de espectadores na época de seu lançamento. Em BODA BRANCA, o cineasta Jean–Claude Brisseau demonstra as suas qualidades em retratar as relações humanas, mergulhando fundo num surpreendente romance que representa, ao mesmo tempo, alegria e tristeza, redenção e culpa, amor e ódio, vida e morte. Classificação etária do programa:16 anos. Duração: 90 min.
A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.
Yorumlar