NO CINESESC/CINEMA COMENTADO, PRODUÇÃO ITALIANA DISCUTE,
COM BOM HUMOR, AS RELAÇÕES DE FAMÍLIA
Neste sábado, dia 22/12, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclubeexibem o filme ALMOÇO EM AGOSTO (2008), dirigido por Gianni di Gregorio. Giovanni é um homem de meia idade, que mora com sua mãe viúva e enfrenta problemas financeiros. Sabendo de sua complicada situação, Luigi, o proprietário do apartamento em que eles vivem, faz uma proposta: que Giovanni abrigue a mãe dele e sua tia Maria durante o feriado de 15 de agosto, em troca de um abatimento nos aluguéis atrasados. Logo Giovanni é obrigado a assumir o papel de babá das senhoras alojadas no apartamento.
O grande trunfo de ALMOÇO EM AGOSTO é apostar em situações singelas, que contam com o apoio do carisma e do talento das atrizes que interpretam as idosas. Cada uma delas tem uma personalidade inusitada, e a história se desenvolve tornando as personagens mais complexas sem cair em estereótipos. Às vezes, pode parecer que nada está acontecendo na trama, mas ocorre o contrário: apenas os olhares dos atores nos denunciam os conflitos. A inversão de papéis entre pais e filhos que acontece na terceira idade é muito bem retratada pela produção. Comendo o que não devem, retrucando às sugestões das pessoas mais novas e outras travessuras e manhas das “senhoras” são mostradas pelo filme de forma leve, sensível e cômica.
ALMOÇO EM AGOSTO é uma comédia singela e simpática, que funciona muito bem como remédio para uma semana de estresse. Mas não só. Por trás das gargalhadas, há belas doses de drama familiar e conflitos humanos profundos. A tensão existente entre juventude e terceira-idade é patente, mas talvez seja superada no derradeiro almoço de agosto. Classificação indicativa: 10 anos.
O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc-Pousada Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.
Commentaires